Os Campos de Cima da Serra
A região dos Campos de Cima da Serra, no nordeste gaúcho, tem se destacado como uma excelente opção de investimento. Com sua localização estratégica, próxima a grandes centros urbanos e integrada à malha rodoviária brasileira, a região oferece facilidades no transporte de mercadorias e serviços. Além disso, o potencial e os produtos turístico, aliados a paisagens exuberante, tem atraído cada vez mais turistas.
A região é conhecida também por sua produção agrícola, com propriedades rurais, e os belíssimos campos (que dão origem ao nome), o que atrai compradores em busca de produtos e de experiências que se aliem à natureza. A economia diversificada, com destaque para a indústria moveleira e de confecções, tem gerado empregos e atraído empresas interessadas em se estabelecer na região.
Além disso, a presença de mão-de-obra qualificada e a crescente atividade de prestação de serviços têm impulsionado o desenvolvimento econômico sustentável da região, tornando-a uma opção promissora para investidores que buscam oportunidades de negócios lucrativos e em constante crescimento.
OPORTUNIDADES
Excelente Localização
A região turística Campos de Cima da Serra está localizada na Serra Gaúcha, distante em aproximadamente 1h ou 2h de cidades com grande fluxo turístico, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, além de estar inserida em uma região que inspira, cases de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico a nível nacional e internacional.
Crescente Fluxo de Turistas
O fluxo de turistas com destino ao Rio Grande do Sul vem crescendo significativamente desde 2020, alcançando, em 2022, mais de 3,4 milhões de turistas/ano (SETUR, 2023).
Gestão Regional Eficiente
O consórcio intermunicipal (CONDESUS) de 13 municípios possui enorme impacto na eficiência dos gastos públicos municipais, com economia de mais de 32 milhões em 2022, e no desenvolvimento regional integrado, proporcionando, com isso, um ambiente propício a investimentos em diversos segmentos do turismo, como o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo rural (acesse o site do consórcio no link abaixo).
Ecoturismo e Aventura em crescimento
Evidenciando o crescimento no Brasil, as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio, e que possuem visitação monitorada, contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos. A título de comparação, em 2017 foram registradas 10,7 milhões de visitantes.
Cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pelos segmentos de natureza/aventura, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer no ano de 2019.
O Turismo de Natureza foi responsável, também neste mesmo ano, por motivar a viagem de cerca de dois em cada dez turistas internacionais (19%), registrando o maior índice dos últimos cinco anos: 2015 (15,7%), 2016 (16,6%), 2017 (16,3%) e 2018 (16,3%), segundo o Anuário Estatístico de Turismo.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e isso não é novidade. A novidade nesse cenário é que mais pessoas estão buscando experiências junto à natureza, com sustentabilidade e responsabilidade social. E a tendência irá seguir!
Gestão e planejamento levados a sério
O consórcio intermunicipal possui um Plano Regional de Turismo estruturado em quatro eixos estratégicos (estruturar, qualificar, promover e monitorar) norteando 32 metas a serem cumpridas até o ano de 2025, além de uma equipe qualificada de servidores concursados buscando diariamente resultados a curto, médio e longo prazo.
Marketing turístico completo
Possuímos material atualizado de promoção turística:
Site completo
Guia turístico físico
Guia turístico digital
(contendo atrativos turísticos, hospedagens, restaurantes, guias de turismo e agências locais)
Além de participação confirmada nas 4 principais feiras de negócio do setor:
WTM Latin America (São Paulo/SP)
BNT Mercosul (Balneário Camboriú/SC)
Festival das Cataratas (Foz do Iguaçu/PR)
Festuris (Gramado/RS)
Tudo isso para levar a região Campos de Cima da Serra para o mundo!
VAMOS JUNTOS TRANSFORMAR O BRASIL EM REFERÊNCIA NO TURISMO DE NATUREZA?
Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato. Obrigado!