Campos de Cima da Serra marca presença no FESTURIS em Gramado/RS
11/11/2024O município de São José dos Ausentes marcou presença na 36ª Festuris – Feira Internacional de Turismo, realizada de 7 a 10 de novembro, em Gramado, na Serra Gaúcha. Considerado um dos principais eventos do setor na América Latina, o encontro reuniu cerca de 15 mil participantes e representantes de 53 destinos internacionais. A convite da Prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) integrou a programação com sua equipe de Gestão Ambiental das obras da BR-285/RS/SC, destacando o impacto positivo da rodovia para o desenvolvimento do turismo regional.
Com um estande dedicado a atrair o olhar do público para os seus diversos atrativos, o município buscou se consolidar como destino de ecoturismo e aventura, sendo o ponto mais alto e frio do estado do Rio Grande do Sul. A Associação de Pousadas e Hotéis de São José dos Ausentes (APRUHA) também participou do evento com o objetivo de divulgar as potencialidades da rede de hospedagem local.
A BR-285/RS/SC proporcionará acesso não apenas a paisagens únicas, mas também ao rico patrimônio material da região, como as taipas preservadas que contam parte da história do território. A equipe do DNIT dialogou com os visitantes sobre estes aspectos e distribuiu materiais informativos a respeito do projeto e de suas ações de incentivo a um turismo sustentável e culturalmente enriquecedor.
A secretária de Turismo e Cultura de São José dos Ausentes, Milena Santos Velho do Amaral, enfatizou a importância da infraestrutura rodoviária para o desenvolvimento econômico. “Entendemos o turismo como o futuro do nosso município, e a Serra da Rocinha é muito importante para ligar toda essa região em uma rota importantíssima”, afirmou. Em relação à parceria com a equipe de Gestão Ambiental, a titular da pasta destacou ações como o lançamento do vídeo Serra da Rocinha: Histórias Entrelaçadas, que alia turismo e conservação. “Foi um presente para nossa comunidade, ao mostrar toda fauna e a flora também como produtos turísticos locais”.